O Video-EEG consiste em um registro prolongado da atividade elétrica cerebral por meio de eletrodos aderidos ao couro cabeludo e, simultaneamente, do comportamento do paciente, por meio de video digital de alta definição.
Trata-se de um método insubstituível e, portanto, já consagrado na área de Neurologia com o propósito de registrar eventos de causa desconhecida (desmaios, convulsões, sintomas neurológicos transitórios, etc.), e assim revelar sua real origem. Pode durar de horas a dias, caso necessário. Desta forma, o ambiente de registro se assemelha a um quarto de hospital, com enfermagem, suporte para urgências, banheiro exclusivo.
Durante o exame, é possível ler, ver TV, dormir e alimentar-se normalmente e se recomenda ter um acompanhante. São realizadas algumas provas de ativação, para aumentar a chance de ocorrência dos eventos suspeitos. O registro dos eventos é então analisado por especialistas na área, estabelecendo assim disgnósticos precisos e que definirão tratamentos apropriados.